Páginas

domingo, 29 de junho de 2014

Ácido Glicolico, Retinoico e TCA Para o Tratamento de Estrias

 As estrias são marcas causadas pelo estiramento da pele, onde ocorre o rompimento das fibras elásticas que sustenta a camada intermediária da pele que é formada por Colágeno e Elastina. As estrias são de difícil tratamento e não podem ser eliminadas por completo, porém sua aparência pode ser melhorada em até 97% em média, aqui no blog já citei alguns tratamentos entre eles Dermaroller  e Micropuntura, mas hoje vamos falar especificamento do tratamento com ácidos. Existe vários tipos de Ácidos mas todos eles tem basicamente a mesma função estimula a renovação da pele por meio da esfoliação e descamação, vamos agora aos ácidos mais usados para o tratamento de estrias:


Ácido Retinoico ou Tretinoína: É a forma oxidada da vitamina A, possui propriedades de afinar a pele e aumentar a renovação celular, o mesmo não pode ser utilizado durante a gestação por  causar danos ao feto. Ele é encontrado em diversos produtos como cremes anti-envelhecimento e anti-acne. O peeling de ácido retinoico utiliza maiores concentrações de principio ativo chegando a 30% e só pode ser aplicado por médicos em consultório. 

A Pomada Vitanol-A (Resenha AQUI)é um exemplo de produto que leva o ácido retinoico/tretinoína em sua composição e sua concentração varia de 0,01 até 0,1%, ela pode ser comprado sem receita em qualquer farmácia, porem seu uso requer cuidados pois pode causar irritação, vermelhidão e manchas na pele no caso de exposição ao sol. Aqui no blog já falamos sobre o  Vitanol-A 




Ácido Glicólico: Também diminui o espessamento da pele, e é muito utilizado no tratamento do fotoenvelhecimento, acne e estrias. É uma alternativa ácido retinoico, por causar menos irritação na pele e ser menos sensível a luz. Pode ser encontrado em dermocosméticos em concentrações de 2 a 20%, sendo preparado em formulações manipuladas com receita médica nas mais diversas concentrações ou utilizado no consultório para peeling químicos até 70%. 
O mais recomendado no caso das estrias é o peeling químico, AQUI tem um Resenha sobre minha experiência pessoal com o uso do Ácido Glicólico no tratamento das estrias.  





Ácido TCA/Tricloroacético:  O ácido tricloroacético é um dos mais procurados entre os peelings por atingir ótimos resultados. Além disso, em altas concentrações (acima de 50%), o TCA tem maior risco de deixar cicatrizes e queloides, o procedimento é realizado em consultório, sob sedação. O TCA também é utilizado para a remoção de tatuagens e no tratamento de estrias produz grande melhora na textura e profundida das estrias.